A solução de gestão para a aviação civil

AviationReady é uma solução modular e integrada destinada à Supervisão, ao Controlo e à Gestão da Conformidade

Esta solução é direcionada aos Reguladores, Autoridades, Centros de Medicina Aeronáutica, Organizações de Formação e a outras entidades prestadoras de serviços para o sector da aviação e transportes aéreos.

Destina-se a todas as entidades públicas ou privadas, relacionadas com o setor da aviação civil, como por exemplo: Autoridades Nacionais de Aviação Civil, Centros de Medicina Aeronáutica, Organizações de Formação (Approved Training Organisations - ATO's - também conhecidas como Escolas de Pilotagem, Maintenance Training Organisations - MTO's) e Prestadores de Serviços para o sector dos Transportes Aéreos.

The management solution for civil aviation
Regulamentação

Regulamentação

Os regulamentos emitidos pelas organizações internacionais que supervisionam o setor de Aviação Civil são fundamentais para garantir a segurança necessária para este setor. É a principal fonte para avaliar a conformidade de todas as partes interessadas no setor da aviação civil - pessoas, organizações, aeronaves e infraestruturas.

Esta solução facilita o controle e gestão dos regulamentos da EASA, FAA, E.U, Decretos Nacionais entre outros regulamentos, bem como as recomendações da ICAO (SARPs).

Conformidade

Conformidade

A conformidade é o resultado de um processo de verificação que demonstra o cumprimento dos requisitos específicos aplicáveis. O objetivo essencial das auditorias, inspeções e outros tipos de avaliação é demonstrar a conformidade com os requisitos da legislação pertinente.

Essa solução facilita a criação, a gestão e o controle de listas de verificação geradas dinamicamente, diretamente da legislação e regulamentação disponíveis, permitindo também a configuração de outros tipos de listas de verificação necessárias para uma avaliação contínua da conformidade para fins da Gestão do Sistema de Segurança (e Qualidade).

Segurança de pessoas

Segurança de pessoas

A Segurança (Security) na Aviação Civil visa a proteção de pessoas e bens, de forma consistente e evolutiva. Atua tanto no nível de prevenção de possíveis situações de risco como em potenciais ameaças à segurança. 

É uma atividade de enorme complexidade, exigindo por parte das pessoas e organizações envolvidas o estrito cumprimento de todos os requisitos legais, a aplicação das recomendações sugeridas e o respeito pelas melhores práticas em segurança da Aviação Civil.

 

Segurança de bens

Segurança de bens

A segurança da aviação (safety) diz respeito aos esforços realizados para garantir a ausência de fatores suscetíveis de provocar ferimentos em pessoas ou perdas nas organizações.

A conformidade exigida pelas entidades de supervisão (autoridades nacionais), no âmbito da regulamentação nacional e internacional, garante que a aviação seja o meio de transporte mais seguro da atualidade. Com o AviationReady, todas as tarefas relacionadas com a salvagurada da Segurança estão facilitadas.

As principais vertentes de gestão para a aviação civil

A solução AviationReady baseia-se nas seguintes vertentes fundamentais

The main management aspects for civil aviation
Pessoas

Pessoas

Estão contempladas as funções de Certificação Médica e Licenciamento, renovação e revalidação de licenças no âmbito do Pessoal Aeronáutico – Pilotos, Pessoal de Cabine, Controladores Aéreos, Oficiais de operação de voo (OOV), Técnicos de Manutenção de Aeronaves (TMA’s), Examinadores, etc., complementadas por um sistema dinâmico de alertas de fim dos diversos prazos.

Organizações

Organizações

Gestão dos vários tipos de Organização tais como, operadores aéreos, centros de medicina aeronáutica, organizações de formação relacionadas com o setor da aviação civil (Approved Training Organisations e Maintenance Training Organisations), entre outras organizações de apoio e serviços.
Aeronaves

Aeronaves

Compreende um fluxo completo do ciclo de vida de uma aeronave, desde o respetivo registo até a certificação. O processo completo envolve o registo do(s) proprietário(s) e possíveis hipotecas, inspeções, registo de componentes associados à aeronave respetivas e licenças / certificações. Outras informações detalhadas da aeronave são também mantidas na base de dados, como movimentos de aeronaves, ciclos e horas de voo, dados relacionados com a manutenção, etc.
Infraestruturas

Infraestruturas

Registo detalhado das infraestruturas aeroportuárias tais como: Aeroportos (Nacionais e Internacionais), Aeródromos, Heliportos, Pistas de U/L e estruturas de Navegação, entre outras. Permite a gestão de todos os aeroportos nacionais e internacionais, aeródromos, heliportos e pistas de U/L, com os respetivos lugares e hangares; complementarmente é apresentada informação sobre a estrutura e composição das pistas associadas e equipamentos de apoio à navegação.