AviationReady - uas

UAS(Unmanned Aircraft Systems)

Gestão de Aeronaves Não Tripuladas

Registo de venda do equipamento e respetiva identificação do adquirente. Possibilidade de introdução dos dados do UAS (Unmanned Aircraft Systems, também conhecido como RPAS ou drones) vendido: número de série, identificação do fabricante, marca e modelo, massa máxima operacional, número de motores, tipo de propulsão, dimensões (altura, largura e comprimento) e tipo (asa fixa, asa rotativa, planador ou outro). Registo do equipamento com identificação do operador; possibilitar a associação de dados do registo da venda, a inserção das características do equipamento e a gestão da documentação. Gestão das renovações do registo e das transferências de propriedade.

Controle do sistema de identificação, emissão do código de identificação e impressão da etiqueta. Gestão de taxas, gestão de incumprimentos e disponibilização de informações às entidades autorizadas.

O aumento da utilização de aeronaves civis pilotadas remotamente, gerou a necessidade de organizar o espaço aéreo e as regras do ar, assim como os locais onde estas aeronaves podem ou não ser operadas, garantindo, como objetivo primordial, a segurança aérea.

O módulo UAS permite o registo dos dispositivos UAS (Remotely Piloted Aircraft System), dos operadores, dos seguros associados, dos materias potencialmente perigosos, dos sistemas de reprodução fotográfica e filmagem e a gestão das licenças emitidas.

O operador poderá acrescentar novas aeronaves ao seu registo ou eliminar as aeronaves associadas que sejam abatidas por si ou que deixe de utilizar nas suas operações. Está disponível o cancelamento do registo do operador de UAS a pedido do mesmo ou de quem o represente e também o pedido de suspensão do seu registo.

A revalidação do registo nos 90 dias anteriores ao fim do período de validade de cinco anos, a identificação dos registos cuja validade esteja a caducar ou que tenham caducado e totalizadores por tipo de UAS, são informações acessíveis no dashboard da aplicação.